Diversidade, conhecimento e descentralização – cada vez mais, fundamentais para o seu negócio
Por Ana Marcia Lopes, vice-presidente de Recursos Humanos, Responsabilidade Social e Ouvidoria da Atento Brasil
Para uma Gestão de Pessoas eficiente, devemos olhar para as pessoas. Assim, entendemos melhor suas particularidades e expectativas, de maneira que nos permita adaptar processos em caso de necessidade. Além disso, ao analisarmos o pequeno mundo das nossas empresas, podemos identificar realidades e tendências em Recursos Humanos.
Compartilho três temas que, na visão da Atento, podem ser decisivos para que as empresas tenham ou não sucesso ao administrar colaboradores.
Uma dessas tendências diz respeito à gestão de diferentes gerações em um mesmo espaço. Com o aumento da expectativa de vida e o surgimento de novas gerações, passamos a ver um cenário de interações entre esses grupos, inclusive, nas empresas. Essa realidade só deve aumentar e traz desafios para as organizações, pois são culturas, hábitos e comportamentos diferentes para se conciliar.
Outro fator que requer atenção é o que chamamos de “Lifelong Learning” ou “Aprendizagem ao longo da vida”. Este termo tratada nossa capacidade, e até a necessidade, de atualização permanente de conhecimento. Como as pessoas aprendem e mudam as percepções de maneira regular, surge o desafio para que as empresas dediquem mais tempo e recursos, de maneira contínua, na capacitação de seus colaboradores.
Por último, num mundo cada vez mais dinâmico e ágil, é fundamental a colaboração entre equipes e entre as lideranças, potencializando a capacidade na busca de soluções e fomentando a troca de experiências e informações. O líder tem um papel essencial neste modelo de trabalho, sendo o promotor de um ambiente onde as pessoas se sintam à vontade e seguras para compartilhar e propor ideias, acelerando assim a tomada de decisões.
Essas três e outras cinco tendências estão no e-book “Global Trends for Business”, da Atento em parceria com a Inova Consulting. Neste material, há detalhes sobre como trabalhar cada um dos temas do seu negócio. Reflita sobre como os tópicos são percebidos na sua empresa ou, até, no seu círculo pessoal.